terça-feira, 8 de maio de 2012

FLUPP Pensa: encontro de autores em São Gonçalo.

.


Neste sábado, 12 de maio, São Gonçalo receberá uma das edições da FLUPP Pensa. A FLUPP – Festival Literário Internacional das Unidades de Polícia Pacificadoras é um grande projeto que se propõe a incluir as comunidades no calendário do mercado editorial, além de fomentar, refletir e difundir a produção literária na periferia carioca, em particular nas comunidades ocupadas pelas UPP e região metropolitana. Dentro desse calendário, ocorre a FLUPP Pensa, o game literário que está redesenhando a geografia literária fluminense. Participam do desafio 94 escritores das comunidades agraciadas – sete representantes de São Gonçalo, entre eles os tavernistas Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Henrique Santos, – que recebem um tema por semana, produzem e tem seus textos avaliados por uma banca de escritores consagrados, finalizando com um bate-papo com o escritor convidado da noite. Os melhores 15 autores serão publicados em uma coletânea a ser lançada em novembro, no lançamento do Festival.

Até a presente data contando com a abertura oficial no Morro dos Prazeres, 4 encontros foram realizados: Morro da Providência, Cidade de Deus e Maré (ver cronograma e agenda no site acima) contando com a presença de nomes como Rosa Amanda Strausz, Rodrigo Fonseca, André Vianco, João Paulo Cuenca, Omar Salomão e Bráulio Tavares.

Ecio Salles e Júlio Ludemir, no comando de uma edição da FLUPP Pensa na CDD.
O escritor Julio Ludemir, um dos organizadores do evento, fala sobre a importância da inclusão de São Gonçalo neste cenário: “São Gonçalo tem uma importante cena literária, da qual Os Tavernistas são o exemplo mais emblemático. Queremos revelá-la para o centro - principal missão da FLUPP é identificar e dar rede a processos em curso, como a cena da CDD, da VK e da Baixada. Além disso, não existe projeto de UPP se não pensarmos no arco metropolitano, para o qual podemos deslocar o eixo da violência se pensarmos nela apenas nas comunidades pacificadas. Estamos falando de processos de inclusão - que vão muito além das favelas tomadas pelo tráfico.”

E na edição gonçalense, o escritor convidado é o premiadíssimo jornalista e escritor Edney Silvestre, que conversará com o público sobre sua obra e sobre o ato de escrever. Edney Silvestre é Repórter Especial da TV Globo e ganhou o prêmio Jabuti em 2012 com seu romance "Se eu fechar os olhos agora".

Edney Silvestre virá a São Gonçalo para bate-papo com leitores no teatro Carequinha. 
Depois do encontro com o Edney, a partir de 20 horas, os Tavernistas prepararam ainda uma grande festa no teatro, com um sarau multicultural a exemplo do que é feito no SESC há 8 anos, todos os meses. Vinho, poesia e música, sob a batuta de Rodrigo Santos, Romulo Narducci, Henrique Santos e convidados, mostrando para todo o Rio de Janeiro o que acontece em São Gonçalo. 

Os tavernistas com o fenomenal escritor André Vianco, na Cidade de Deus.
"Fluppenseiros" sob a avaliação da banca na FLUPP pensa da CDD.
"Fluppenseiros" na Maré, atentos à palavra de ouro do escritor Bráulio Tavares.
FLUPP Pensa em São Gonçalo acontece neste sábado, 12/05 (no dia seguinte do Uma Noite na Taverna no SESC), a partir das 18 horas, no Teatro Carequinha, que fica à Rua Oliveira Botelho, s/ nº - Neves, nas dependências do C.M. Ernani Faria, e a entrada é LIVRE e GRATUITA.
.

Nenhum comentário: